093209280426

294 palavras 2 páginas
11 - Defina estrutura primária, secundária, terciária e quaternária de uma proteína.
Estrutura primária: Sequência de aminoácidos da cadeia polipeptídica, indicada do terminal amino (N-terminus) para o terminal carboxílico (C-terminus).
Estrutura secundária: Motivos tridimensionais de fragmentos da cadeia principal determinados por ligações de hidrogénio entre grupos da cadeia principal.
Estrutura terciária: Arranjo tridimensional de uma cadeia polipeptídica ( e consequentemente dos elementos de estrutura secundária) determinado por interacções entre as cadeias laterais.
Estrutura quaternária : Para proteínas constituídas por mais de uma cadeia polipeptíca a estrutura quaternária identifica a disposição tridimensional das diferentes cadeias.
12 - As ligações dissulfídicas são ligações covalentes. A que nível de estrutura (primária, secundária ou terciária) pertencem estas ligações? Justifique.
Faz parte da estrutura primaria pois é formada pela seqüencia de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica, sendo o nível estrutural mais simples todavia mais importante.
13 - O que são aminoácidos essenciais?
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento.
14- Qual o principal cuidado a tomar com a dieta alimentar de um portador desse defeito enzimático? Por quê?
A única maneira de tratar a fenilcetonúria é evitar ingerir comidas que contenham fenilalanina. Os bebês deverão fazer uso de uma dieta especial que não contenha fenilalanina. A fenilalanina na maioria dos alimentos que contém proteína, assim aconselhada-se que pessoas com fenilcetonúria sigam uma dieta especial, evitando todas as comidas de alto teor em proteína como as carnes vermelhas, ovos, aves, peixe, leite e queijo, como também o aspartame, um adoçante artificial. Como as necessidades de proteína de cada pessoa variam toda a vida, o seguimento contínuo é necessário para ter certeza que as pessoas com

Relacionados