091488850400
526 palavras
3 páginas
INTRODUÇAOA agricultura é a lavoura ou o cultivo da terra e inclui todos os trabalhos relacionados com o tratamento do solo e a plantação de vegetais. As atividades agrícolas destinam-se à produção de alimentos e à obtenção de verduras (legumes), frutas, hortaliças e cereais. A agricultura implica a transformação do meio ambiente para satisfazer as necessidades do homem.
O surgimento da agricultura foi um passo essencial no desenvolvimento da humanidade. Os historiadores afirmam que, no período Neolítico, o homem passou da caça, da pesca e das colheitas para as atividades agrícolas e pecuárias. O trigo e a cevada terão sido as primeiras plantas a serem cultivadas.
Acredita-se que as pessoas começaram a desenvolver a agricultura a partir do momento em que certas alterações climáticas tornaram a temperatura mais amena e na sequência da escassez da caça e dos alimentos cultivados em determinadas regiões.
Com a agricultura, os alimentos disponíveis passaram a aumentar bem como a quantidade da população a nível global. Por outro lado, as sociedades tornaram-se sedentárias e passaram a considerar a propriedade privada sobre bens imóveis. IMPACTOS POSITIVOS DA ATIVIDADE AGRICOLA
Os impactos positivos das atividades agrícolas não são muitos. * Geram empregos: pois o dono da propriedade se for produzir em grande escala vai precisar de funcionários
*Importação e exportação: os produtos cultivados dão lucro para o dono da plantação IMPACTOS NEGATIVOS DA ATIVIDADE AGRICOLA Assim como outros fatores a agricultura também causa impactos ao meio ambiente. Alguns deles são:
*Desmatamento: a derrubada ilegal de arvores, acabando com espécies nativas desequilibrando o habitat de muitas espécies, podendo leva-los a extinção, para fazendeiros produzirem alimentos, por causa do grande crescimento populacional.
*Erosão: o uso incorreto do solo junto com as chuvas e os ventos vai enfraquecendo o solo o fazendo perder suas