086063470523
632 palavras
3 páginas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃOJ. DA SILVA SANTOS
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
MARACÁS-BA
2014
J. DA SILVA SANTOS
GARGALOS NA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Administração da Produção, ministrado pelo Professor Carlos Alberto Ribeiro, para fins avaliativos.
MARACÁS – BA
2014
Gargalos na administração da produção
Às vezes, um sistema industrial é provido de um ou mais setores que atrasam a produção por serem incapazes de cumprir uma meta igual ou maior que a demanda, e por não dar conta acabam causando transtornos financeiros para a organização, seja ela de pequeno ou grande porte.
Em um dos seus artigos sobre Administração da Produção, o especialista Carlos Alberto Maroueli faz a seguinte definição: “Os gargalos são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. E por capacidade final de produção devemos entender a quantidade de produtos disponibilizados ao consumidor final em um determinado intervalo de tempo”.
Apesar dessa clara definição veremos a seguir um prático exemplo de gargalo vivenciado por mim numa micro empresa de torrefação e moagem de café: Esta micro empresa, na qual trabalhei há alguns anos atrás, exportava café para os municípios de Salvador e Itabuna, porém o setor de torrefação tinha algumas máquinas que trabalhavam muito bem, já o setor de moagem era composto por apenas duas máquinas que ainda eram muito lentas e acabavam acarretando na ociosidade dos funcionários do setor de empacotamento e selagem. Porém, o serviço que os empacotadores poderiam fazer em apenas um dia tinham que fazer em um dia e uma noite. Varávamos a noite para suprir a demanda e deixar tudo pronto para viagem ás 4:00 horas da manhã por conta do atraso das máquinas. E isso aumentava o custo fixo da empresa, pois ao invés de pagar um dia para os empacotadores tinham