075079590736
2618 palavras
11 páginas
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DEALIMENTOS COMERCIALIZADOS NO MERCADO MUNICIPAL E NA
FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA-CE.
Kellya Camelo FARIAS (1); Francisca Fabrine Farias MARTINS (1); Fernanda Farias
MARTINS (2); Izabel Cristina Mello MOREIRA (2); Katiane Arrais JALES (1); Tharsis
Cidália de Sá Barreto Diaz ALENCAR (2); Mayanna Maria Gomes da SILVA (1).
(1)Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Departamento de Tecnologia de Alimentos, CE. e-mail: kellyacamelo@hotmail.com, fabrinefarias@hotmail.com, katiane05@hotmail.com; mayannagomesilva@yahoo.com.br.
(2)Instituto Centro de Ensino Tecnológico – Centec, CE. e-mail: fer_fa@hotmail.com, crismelom@hotmail.com; tharsisdiaz@gmail.com. RESUMO
Feiras livres e mercados são grandes comércios, onde uma vasta variedade de produtos alimentícios são comercializados. Em tais comércios observa-se irregularidades e desorganização, as de maior gravidade está relacionada à falta de higiene dos manipuladores, ambiental e utensílios. O acondicionamento indevido é outra problemática responsável pela redução da vida de prateleira de alimentos de origem animal e vegetal.
Contudo o objetivo principal do trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias e de acondicionamento dos produtos comercializados na cidade de Hidrolândia-CE. Foi realizada uma pesquisa de campo, onde observou-se as condições de higiene, instalações, acondicionamento, situação de armazenamento, estado de conservação e apresentação dos produtos. Os resultados mostraram que os produtos alimentícios como carnes, pescados, frutas e hortaliças, encontravam-se em condições inadequadas de higiene e acondicionamento. Concluiu-se que o mercado público, assim como a feira livre de Hidrolândia, apresentamse com várias irregularidades, necessitando da implantação das BPF (Boas Práticas de Manipulação) e um sistema de treinamento dos manipuladores, além de um acompanhamento profissional periódico.
Palavras-chave: