064875181309

709 palavras 3 páginas
Universidade do estado do Pará
Plano Nacional de Formação de Professores- PARFOR
Curso de Licenciatura em Filosofia

Dermeval Saviani 1996 faz uma abordagem sobre a importância do trabalho de Florestan sobre o ensino, pesquisa e extensão, o qual faz uma analise entre a política, a sociologia e a educação. Saviani cita Florestan e sua importante colaboração para a inovação das bases políticas educacionais do País. Florestan foi citado em suas várias disposições como educador, cientista, militante e publicista. No texto é evidenciado seu significado enquanto educador, assim como a importância dada por ele à educação em suas investigações cientificas, dando ênfase também para sua luta em defesa da educação publica e por fim a sua tentativa e eficácia em mostrar de forma eficaz a defesa de uma escola publicam de qualidade e acessível a todos sem restrições.
Segundo o texto o professor é um educador e não simplesmente um instrutor de homens, mas se foi criando a idéia de que a escola limitava-se a instruir e assim o professor passa a ser um mero instrutor. Florestan usou sua posição na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP para formação de um grupo com objetivo de criar sociólogos pesquisadores, com intuito de crescimento gradual e intelectual.
Ao falar sobre a “segunda natureza” Florestan se refere aos “hábitos” passados pela educação. São aqueles atos que passam a ser permanentes e irreversíveis e se tornam parte da estrutura do sujeito. Trata-se de uma aprendizagem que está para além da genética e da cultura humana.
Florestan diz que a pesquisa enquanto processo educativo na formação do professor tem o papel de viabilizar ao mesmo a capacidade de interação e integração com seu verdadeiro papel de educador. Sua atuação como professor não se tornou menos importante mediante isso passou a atuar como um verdadeiro educador e não simplesmente como instrutor, pois o professor tem o papel de formar homens e não apenas transmitir o conhecimento já por

Relacionados