06040 5927 1082
631 palavras
3 páginas
Gêneros textuais da área da contabilidade1 Introdução
O objetivo deste trabalho é debater sobre os gêneros textuais da área contábil, conceituando e exemplificando cada um deles.
2 Gênero textual
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa. Explicando melhor: isso significa que, a cada vez produzo um texto, seleciono um gênero...
... em função daquilo que desejo comunicar;
... em função do efeito que desejo produzir em meu interlocutor;
... em função da ação que desejo produzir no meio em que me inscrevo.
3 Gênero Financeiro
A seguir serão apresentados alguns gêneros, o conceito e exemplos, que estão presentes em uma empresa no setor financeiro.
3.1 Nota Fiscal
A nota fiscal é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou outra empresa.
Exemplo:
3.2 Contra Cheque
Documento descritivo de valores de entrada e saída (crédito e débito) que acompanha o pagamento de salários. Descreve detalhadamente os valores que compõem o salário, tais como horas normais, horas extras, gratificação, bem como os descontos incidentes na folha, como INSS, vale transporte e outros.
Exemplo:
3.3 Declaração de imposto de Renda
Imposto de Renda é um imposto em que em que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a deduzir certa porcentagem de sua renda média anual para o governo federal. A dedução é realizada com base nas informações financeiras de cada contribuinte, obedecendo a tabela do organismo fiscalizador.
Exemplo:
3.4 Balancete
É o