06 Seguranca
Os seguintes conceitos são básicos para a estruturação da segurança:
1. Bem/recurso/ativo - corresponde à entidade objeto da função segurança.
2. Vulnerabilidade - característica de fraqueza de um bem, ou ótica segundo a qual a sintonia funcional de um bem pode ser afetada:
3. Ameaça - ação, atitude, situação em que a vulnerabilidade de um bem possa acontecer/ocorrer.
4. Agente agressor - entidade responsável - potencial ou concreta - pela realização da ameaça, segundo a vulnerabilidade do bem
5. Perímetro de proteção - ambiente ou linha imaginária, física lógica, em que uma ameaça possa atingir um bem, segundo sua vulnerabilidade.
6. Risco - índice/quantificação/mensuração da intensidade, possível ou real, da ocorrência da ameaça, em face da vulnerabilidade determinado bem, consoante seu perímetro de proteção.
7. Medida de segurança - ação/atitude/providência operacionalizada/projetada para evitar/barrar/conter "causas", ou para minimizar/eliminar "conseqüências" de ameaças latentes ou potenciais tornarem-se concretas, em face da vulnerabilidade de um bem consoante seu perímetro de proteção.
8. Plano de segurança/contingência – conjunto de medidas de segurança adotadas para diminuição da intensidade do risco de uma ameaça “ vulnerabilidade de um bem consoante seu perímetro de proteção
SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA
As situações de insegurança empresarial podem ser classificadas segundo a seguinte estrutura conceitual:
1. "catástrofes" - momentos de intensa e descontrolada destruição, tais como:
- "desabamento" total ou parcial;
- "explosão" proposital ou acidental;
- "incêndio" espontâneo, provocado ou acidental;
- "inundação" natural ou em situações ambientais específicas;
2. "supressão de serviços" - quando a infra-estrutura operacional da tecnologia vigente em nossa atual sociedade falha ou deixa de existir, causando interrupção/descontinuidade às organizações, por exemplo:
- "falta de energia" ininterrupta;
-