0589 1284 0337
O Serviço Social não é uma área que surgiu sozinha, por si própria. È uma área que conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento. Surgiu a partir da necessidade de se pensar nos problemas que envolviam uma determinada comunidade, bem como em propor medidas que amenizassem esses conflitos e melhorassem a convivência humana. Conta com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, entre elas, a sociologia, a psicologia, a economia, a ciência política, a filosofia, a antropologia e a pedagogia.
ARTIGOS SOBRE O SERVIÇO SOCIAL
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Há casos de crianças e adolescentes que acontecem no meio de nossas famílias,que nem acreditamos que possa acontecer em nosso meio, não esperaramos, e nem acreditamos que isso aconteça conosco.
A política setorial da área da infância tem como pano de fundo as expressões das desigualdades sociais. Num rápido olhar para a história é possível observar o quanto é recorrente os relatos de vitimização, o que indica o quanto as formas de violência estão enraizadas no viver em sociedade.
Foi no século XX que se protagonizou a elaboração e a disseminação de documentos de extrema importância que contribuíram decisivamente para delimitar alguns avanços no sistema de proteção à infância, sendo eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos (Nações Unidas, 1948) e a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 1959. Nesses documentos estão inscritos e reconhecidos direitos específicos inerentes ao segmento infantil. Para proteger a criança contra todas as formas de violência física ou mental, abuso ou tratamento negligente, maus-tratos ou exploração, inclusive abuso sexual estas medidas de proteção deveriam incluir formas de prevenção, para a identificação, notificação.
O tema central é o "desenvolvimento social" em que "mais e melhor educação" atua como ferramenta instrumentalizadora para o progresso individual e