055996971031

1354 palavras 6 páginas
Etapa 1

1. CONCEITO EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico,mediante novas e melhores formas de agir; aquele que assume riscos e começa algo novo. Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como: Uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.

O termo é constantemente relacionado à criação de novos negócios, geralmente micro e pequenas empresas.Por trás destes negócios estão indivíduos diferenciados, conhecidos por empreendedoresDefinições mais abrangentes mostram que o empreendedorismo vai além do ato de abrir novas empresas e que pode estar relacionado a vários tipos de organizações, em vários estágios de desenvolvimento.

O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Isto pode ocorrer através da criação de novas empresas, mas também ocorre em empresas já estabelecidas, organizações com enfoque social, entidades de natureza governamental etc. O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Isto pode ocorrer através da criação de novas empresas, mas também ocorre em empresas já estabelecidas, organizações com enfoque social, entidades de natureza governamental etc.

HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO

Idade Média: termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos deprodução. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, apenas gerenciava os projetos com recursos disponíveis. Século XVII: Nessa época o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.

Relacionados