054549130922

1737 palavras 7 páginas
Curso: Ensino Médio 3ª1
Disciplina: Filosofia
Alunas: Ana e Susi

RESENHA

ROSENFIELD, Denis Lerrer. O Que é Democracia. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Ao nos defrontarmos com a história e a política nos deparamos com o escritor e pesquisador Denis Lerrer Rosenfield. Nascido em Porto Alegre no dia 21 de novembro de 1950, entrou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduou-se na Universidade nacional autônoma do México em 1975. Estudou Filosofia, onde obteve o Doutorado de Estado na Universidade de Paris, I Pantheón–Sorbonne em 1982 e pós- doutor na Ecole Normale Supêrieure de Fontenay-St. Cloud em 1999. Voltando ao Brasil começou a atividade docente no Departamento de Filosofia e no Curso de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS. Atualmente, é pesquisador do CNPq, consultor de análise política para empresas, grupos financeiros e partidos políticos, além de autor da “Política e Liberdade em Hegel” e “Do Mal” em outra editora (LPM Editores).

Em torno da década de 80, Rosenfield publica o livro O Que é Democracia, exemplificando na sua visão o que seria a construção de uma sociedade livre e justa. Ao longo de seus quatro capítulos, verificamos que em si, obteve grandes resultados com relação à sociedade. Dentro do mundo moderno ela defronta com duas significações, sendo que uma o governo aparece com autonomia perante as leis próprias e nós formamos o estado, e a outra compreende que o governante comanda a sociedade com a ajuda de outros indivíduos, assim formando uma posição exterior.

Segundo o autor, a palavra democracia criada na Grécia Antiga em Atenas no final do século V a.C. e início do século IV a.C., cujo termo significa “Dêmos” - Povo e “Kratía” - Governo (Governo do Povo), nada mais foi do que uma fabulosa herança deixada pelos atenienses ao mundo, possibilitando a atuação do povo na política, baseando-se nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, por meio de eleições e liberdade do

Relacionados