053795051090
1100 palavras
5 páginas
Plantas TóxicasPlantas tóxicas são aquelas que apresentam riscos à saúde humana e animal. Existem várias espécies que apresentam princípios ativos com ação tóxica em alguma de suas partes. Muitas plantas, apesar de belas, apresentam substâncias tóxicas, ou seja: que podem provocar sintomas como coceira e vermelhidão na pele, caso sejam tocadas; vômito, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, dentre outros. Em alguns casos, inclusive, podem causar a morte.
A presença dessas substâncias é uma forma de defesa da planta a seus predadores (aqueles animais que se alimentam dela). Assim, ao provar um pedaço de algumas dessas plantas e não passar bem, dificilmente um animal fará isso de novo com esse vegetal, ou outro parecido.
Pensando assim, é fácil saber que não é seguro levarmos à nossa boca pedaços ou plantas inteiras que não conhecemos. Por outro lado, como há crianças que ainda não aprenderam isso, e existem plantas tóxicas que podem provocar problemas mesmo quando as tocamos; é importante conhecermos as principais encontradas em nosso país, para evitar esse problema.
Sabendo quais são, é interessante que não sejam plantadas em casa ou, caso isso já tenha sido feito, é importante evitar que crianças pequenas tenham acesso a elas, e sejam orientadas, desde cedo, a não colocarem esses vegetais na boca ou manipulá-las.
Acidentes
Abaixo, algumas plantas tóxicas encontradas no Brasil, como a pessoa reage ao ingerir tais plantas e seu tratamento.
COPO DE LEITE
Família: Araceae.
Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.
Nome popular: copo-de-leite
Parte tóxica: todas as partes da planta
Princípio Ativo: Oxalato de Cálcio
Quadro Clínico: Irritante mecânico por ingestão e contato (ráfides).
Dor em queimação, eritema e edema (inchaço) de lábios, língua, palato e faringe.
Sialorréia, disfagia, asfixia.
Cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarréia.
Contato ocular: irritação intensa com congestão, edema, fotofobia.