053
1. Após leitura da aula 8, descreva resumidamente a prática da educação de jovens e adultos.
R: O EJA, nova designação do ensino supletivo, é caracterizado como uma proposta pedagógica flexível, considerada com as diferenças individuais e os conhecimentos informais dos alunos, adquiridos com as vivências diárias e no mundo do trabalho. O objetivo do EJA não remete apenas a uma especificidade etária, mas, especialmente, a uma questão cultural. A educação de jovens e adultos não é para destacar a questão da idade, mas a questão cultural que várias das vezes vêm para contribuir havendo certa discriminação na sociedade, por causa desse corte de idade. Deve conter uma boa interação com professor-aluno, que ira contribuir para o processo ensino-aprendizagem para o próprio crescimento do educando e do educador em meios que possam ajudar no crescimento do aluno no meio escolar.
O EJA pode ser considerado uma modalidade educativa inscrita no campo do direito, é reconhecida por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar ou que tiveram de abandonar a escola. O EJA tem um processo dividido em três dimensões: a individual, a profissional e a social. NO EJA deve–se alcançar o acesso da aprendizagem significativa integrada efetivamente á organização dos conhecimentos dos alunos e não somente a informação adquirida por memorização, porem, atualmente o enfoque é dado na aprendizagem e não no ensino.
O educador conseguirá promover à motivação necessária a aprendizagem, considerando a própria realidade do educandos, estimulando neles interesses e entusiasmos, permitindo a eles um vasto campo para atingir do conhecimento.