053 leitura e produçao de texto
DISCIPLINA : LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSORA Ma.: NOHAD MOUHANNA FERNANDES
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DAS AULAS 3 e 4
(Valor: 2,5 )
AULA 3 - MODALIDADES DE USO: LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA.
AULA 4- A IMPORTÂNCIA DA COERÊNCIA E DA COESÃO PARA A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS.
“A palavra é uma arma que pode ser bem ou mal usada: a culpa do crime nunca é da faca.”
( Eduardo Galeano)
1) Leia atentamente o conteúdo da aula 3, que trata das especificidades da língua oral e da língua escrita, e apresente uma diferença entre essas modalidades. (0,5) A Língua escrita pode ser planejada[,] revisada e corrigida, não necessitando contato direto com outra pessoa, enquanto isso a língua oral é criada no próprio momento da conversação e não possui rascunho.
SUA RESPOSTA ESTÁ CORRETA.
2) Você já está ciente de que as palavras têm sentidos que podem variar de acordo com o contexto em que são empregadas. Esse aspecto múltiplo da palavra é estudado pela Semântica, que é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao significado das palavras.
Leia a crônica a seguir e, dentre as palavras apresentadas nos parênteses, complete o espaço com a palavra adequada ao contexto. Note que essas palavras podem ser homônimas (que possuem grafia ou pronúncia igual, mas significados diferentes) ou palavras parônimas (as que possuem grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes).
Obs.: siga o exemplo apresentado no primeiro espaço (use negrito e letras MAIÚSCULAS para facilitar a correção). (1,1)
UM INCIDENTE - crônica / homônimos e parônimos
Vou lhe contar um INCIDENTE (incidente / acidente) com um preeminente cidadão de Juazeiro do Norte. Eu fui um ESPECTADOR (expectador / espectador) do começo ao fim. Posso lhe fazer uma DESCRIÇÃO (discrição / descrição), já que nada me passou DESPERCEBIDO (desapercebido / despercebido).
Durante uma VIAGEM (viagem / viajem) a Fortaleza, em meio ao TRÁFEGO (tráfico / tráfego)