05
(Dosagem de Cálcio e Magnésio com EDTA)
Rafaela Vaz Pereira da Silva
Lucas de Oliveira Mota
Rogério Souza Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
DISCIPLINA: QUI-A01 PRINCÍPIOS DE ANÁLISE QUÍMICA
DOCENTE: LEONARDO TEXEIRA
Volumetria de Complexação (Dosagem de Cálcio e Magnésio com EDTA)
Data: 24/04/2010
Rafaela Vaz Pereira da Silva
Lucas de Oliveira Mota
Rogério Souza Moraes
1 OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
Determinação de cálcio e magnésio, para exemplificar o uso das titulações por complexação;
Classificação da amostra de água quanto à dureza.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
A titulação por complexação é uma técnica de análise volumétrica que utiliza métodos baseados na formação de compostos complexos, que são compostos originados da ligação coordenada de pares eletrônicos disponíveis além do octeto com íons metálicos. Nesta técinca a formação de um complexo colorido formado entre o analito e o indicador, que posteriormente torna-se livre com uma outra coloração, é usada para indicar o ponto final da titulação.
Os agentes complexantes mais úteis são os compostos orgânicos, pois estes possuem vários grupos doadores de elétrons que formam múltiplas ligações covalentes com íons metálicos. Os ligantes que possuem um único para eletrônico disponível são chamadas unidentadas (como a amônia), as que possuem dois pares são chamadas bidentadas, como a água, e assim por diante.
O principal agente complexante é o EDTA (ácido etilenodiamino tetraacético), representado por H4Y, devido à grande estabilidade de sua ligação com íons metálicos (metal-EDTA), uma vez que possui quatro pares eletrônicos disponíveis para ligações coordenadas. Apesar de ser espécie hexadentada (sendo quatro grupos carboxílicos e dois grupos amina), nem todos os pares eletrônicos disponíveis são utilizados para formar ligações (ele é parcialmente ionizado); o EDTA forma apenas 4