048887721023

4514 palavras 19 páginas
AVALIAÇÃO DO SAL UTILIZADO NA COMPOSIÇÃO DOS XAMPUS: UMA
REVISÃO DA LITERATURA
Marcus Vinícius Sousa Gomes1
Joyce Campelo Pires2
RESUMO
O mercado estético cresce a cada dia e a todo o momento surge uma novidade cosmética. Diante disso as empresas procuram cada vez mais inovar em cosméticos com composições que prometem verdadeiros milagres, e com xampus não é diferente. O cabelo é considerado o cartão-postal da aparência e mantê-lo bonito é o desejo de todo o consumidor. É nesse contexto que surgiu o marketing a respeito do xampu sem sal, em que investiu-se em propagandas afirmando que produtos “sem sal” seriam de melhor qualidade. O Cloreto de sódio, sal utilizado, é um importante componente que serve principalmente para dar viscosidade para a preparação. O objetivo deste estudo é avaliar, por meio de uma revisão bibliográfica a influência deste componente na qualidade dos xampus comercializados.
Palavras chaves: Xampus. Cloreto de Sódio. Espessante.

1 INTRODUÇÃO
O mercado cosmético cresce cada vez mais no Brasil, em 2011, por exemplo, o setor de cuidados de higiene pessoal e cosméticos faturou cerca de R$29,4 bilhões, o que representa 1,7% do PIB brasileiro, segundo dados da Associação Brasileira da
Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), e os produtos de higiene, hidratação e tratamento capilar estão entre os mais procurados por homens e mulheres. Ao longo da história, desde os tempos bíblicos, os cabelos foram alvo da fascinação de homens e mulheres. Símbolo de poder ao homem, em determinada época eles mostravam-se uma importante arma de sedução principalmente para a mulher.
(PEYREFITTE, 1998)
Eles estão presentes até mesmo nas expressões populares, afinal de contas quem nunca ficou de cabelos brancos quando estava preocupado? Ou arrancou os cabelos quando esteve furioso? Ou ainda ficou de cabelos em pé quando se sentiu horrorizado?
Para Gossens (2004), são os cabelos que emolduram o rosto e, sem duvida,

Relacionados