0478884590

1060 palavras 5 páginas
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Seminários temáticos de Política

Primeiro Trabalho 1/2013

Aluna: Rosimar

Curso: Ciências sociais

Belo Horizonte,14 de Maio de 2013

Introdução

Os sistemas eleitorais têm mecanismos de responsabilidade que permita ao povo maior participação. Suas diversas modalidades influência o eleitor restringindo ou não a sua liberdade de escolha.

É apresentado aqui como deve ser criado o sistema eleitoral visando o modelo dos sistemas eleitorais, o sistema majoritário de democracia e o proporcional. Um sistema que permita a renovação e o aprofundamento da democracia. Os sistemas eleitorais podem ser classificados em vários modelos, na qual há variações que corresponde a situações no poder.

Modernas democracias são democracias representativas, onde há consequências na qual o partido deve desempenhar papel fundamental de ligação entre o estado e eleitores que participam.

2- Questão

O sistema majoritário surge a partir da definição mais básica e literal de democracia: governo pelo povo ou, no caso de democracia representativa, governo pelos representantes do povo. O sistema majoritário parte do pressuposto de que a democracia acarreta um sistema bipartidário.

Os sistemas bipartidários caracterizam o modelo majoritário de democracia enquanto os multipartidários o modelo consensual. Segundo Lijphart os sistemas bipartidários têm vantagens tanto diretas quanto indiretas sobre os multipartidários.

Os sistemas bipartidários oferece aos eleitores uma escolha entre dois conjuntos alternativos de diretrizes publicas. Nos sistemas multipartidários a influencia é moderadora, uma vez que os dois partidos precisam competir pelos eleitores indecisos. Lijphart afirma que os sistemas

Relacionados