047745870981
9296 palavras
38 páginas
120 Carcinoma BasocelularLuiz Roberto Terzian
Sinônimos: epitelioma basocelular, basalioma, carcinoma basocelular pigmentado, úlcera corrosiva, úlcera dos roedores.
DEFINIÇÃO
O carcinoma basocelular (CBC) é o câncer mais freqüentemente encontrado em humanos. É um tumor maligno epidérmico, com crescimento lento e invasividade local, que afeta mais freqüentemente os caucasianos1. Tende a infiltrar os tecidos por contigüidade, de forma tridimensional e irregular, com extensões subclínicas digitiformes2. As metástases são muito raras3 e a morbidade do CBC está relacionada à invasão e destruição tecidual local, principalmente na cabeça e no pescoço1.
HISTÓRICO
Foi originalmente descrito por Jacob, em 18274,5, mas foi denominado epitelioma basocelular apenas em 1903, por Krompecher, com base na semelhança das células tumorais com as da camada basal da epiderme6,7. Outro fato histórico importante foi a descoberta da quimiocirurgia por Frederic Mohs. Seu estupendo trabalho iniciado na década de 1940 consolidou a quimiocirurgia como tratamento efetivo nos casos tidos até então como irremediavelmente perdidos7.
Demonstrou excelentes índices de cura para carcinomas basocelulares recidivados e primários, em diversas regiões anatômicas8,9. O próprio Dr. Mohs descreveu uma modificação na técnica, utilizando tecido a fresco congelado, que a tornou mais prática e popular10.
EPIDEMIOLOGIA
O carcinoma basocelular é o tumor mais comum nos caucasianos e é quatro vezes mais comum que o
carcinoma espinocelular. É mais freqüente nos homens e sua incidência aumenta com a proximidade dos trópicos e com a idade, sendo a idade média em torno de 69 anos11.
A incidência tem aumentado cerca de 10% ao ano nos caucasianos dos Estados Unidos, levando a um risco ao longo da vida de 30%, de desenvolver um CBC12.
Sua freqüência varia de 45/100.000 habitantes nas mulheres da Finlândia a 2.074/100.000 habitantes nos homens da Austrália13.
A