04125752010
731 palavras
3 páginas
Os três maiores produtos de carne do mundo são: em primeiro lugar esta os Estados Unidos, segundo Brasil e terceiro Austrália.No Brasil o estado que possui o maior rebanho é o estado de Mato Grosso.
Desde meados da década dos 1990 a indústria brasileira de carne bovina ganhou competitividade em âmbito internacional vindo a se tornar inclusive o maior exportador mundial, detentor do maior rebanho bovino comercial do mundo, segundo maior produtor mundial. Só perdendo para os estados unidos.
O crescimento da bovinocultura de corte brasileira se alicerçou devido a excelentes condições climáticas, boa disponibilidade de terras por preços relativamente baixos, oferta abundante de mão de obra, tecnologia de produção adaptada as condições do país de ótima qualidade e produtores tradicionais e motivados para a produção.
Brasil
A baixa oferta de animais no começo do ano devido à seca, que afetou algumas regiões produtivas durante o período que deveria ser dos meses mais úmidos do ano, pressionou para cima os preços dos bovinos, que estão alcançando novos recordes em valores nominais.
No Brasil, mais de 90% dos bovinos são criados a pasto, com somente metade recebendo suplementos minerais como um complemento. Entretanto, os preços também estão sendo apoiados pela forte demanda internacional, pelo aumento do consumo doméstico de carne bovina e pelo real mais fraco. Os preços dos bovinos vivos em janeiro de 2014 foram, em termos ajustados para a inflação, 5% maiores do que a média dos últimos cinco anos e 11% maiores do que no mesmo mês de 2013 (Figura 7). Se considerarmos os valores nominais, o aumento foi de 16%. Em fevereiro, os preços alcançaram R$ 120/15 quilos, 25% acima de fevereiro de 2013.
Tanto a demanda doméstica, como as exportações, têm fortes perspectivas. A demanda doméstica deverá aumentar apoiada pela Copa do Mundo em junho e pelas eleições presidenciais em outubro. As exportações serão direcionadas pela contínua desvalorização do real com relação ao