04
Por onde começar Pesquisa prova que mudanças bem-sucedidas dependem da revisão de três áreas: financeira, estratégica e pessoal.
Estudo Bain & Company
“Não existe nada mais difícil de assumir, mais arriscado de dirigir ou mais incerto quanto ao sucesso do que a introdução de uma nova ordem das coisas” (O Príncipe, Maquiavel).
S
e sua empresa precisa de uma transformação radical para sobreviver, é improvável que uma resposta unidimensional (demissões em massa ou um novo aporte de recursos financeiros) consiga gerar os fundamentos para resultados positivos.
De acordo com nossa experiência e com base em uma pesquisa, mudanças revolucionárias bem-sucedidas em empresas exigem uma reação capaz de contemplar três dimensões dos problemas organizacionais: a revisão da situação financeira, da estratégia e do moral corporativo.
Com freqüência, os verdadeiros mestres das transformações radicais atacam essas três frentes simultaneamente e por meio de processos altamente velozes. De acordo com um estudo realizado pela Bain & Company para avaliar as alterações ocorridas na última década em 21 empresas de alto desempenho, as mudanças radicais de maior êxito aconteceram em menos de 20 meses.
As principais alterações gerenciais foram
SINOPSE
promovidas logo no início. Para transformar os aspectos relacionados a finanças ou
Demitir pessoas para cortar custos nunca será algo suficiente para estratégia, deslocou-se o foco para os resulque uma empresa consiga dar a “volta por cima”. Segundo este artigo, tados, em vez de se apostar na elaboração não é possível mudar realmente agindo sobre apenas uma dimensão. de práticas de mudança. E, para recuperar
É preciso obrigatoriamente somar esforços em três frentes: na área o moral corporativo, os presidentes das financeira, na estratégia e no ânimo dos funcionários. empresas recorreram a discursos, eventos e incentivos com objetivo definido, o que
Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela firma de consultoria Bain & Company com