035247711317

1002 palavras 5 páginas
ECONOMIA
AULA 03: INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
TÓPICO 01: INTRODUÇÃO

A teoria monetária objetiva estudar o funcionamento do sistema monetário.
Para entender como o sistema monetário funciona, é preciso examinar o papel da moeda na economia, o funcionamento do mercado monetário, ou seja, oferta e demanda da moeda. Compreendendo como ele funciona, fica mais seguro entender como ele pode sofrer intervenção, através da política monetária. O CONCEITO E AS FUNÇÕES DA MOEDA:
A moeda é tão amplamente utilizada que raramente paramos para pensar como a moeda é um dispositivo tão notável. É impossível imaginar uma

Fonte
(HTTP://PRIZINHADESIGNER.FILES.WO
RDPRESS.COM/2007/02/REAL.JPG)

economia moderna operando sem o uso da moeda ou sem algo equivalente.
Em uma economia de trocas onde não há moeda, toda transação deve envolver uma troca de bens (e/ou serviços) em ambos lados da transação. Os exemplos das dificuldades de uma permuta são infindáveis. Um ator que quisesse cortar o cabelo teria de encontrar um barbeiro que quisesse assistir a filmes; um barbeiro que quisesse uma roupa teria de encontrar um alfaiate que quisesse um corte de cabelo, e assim por diante. Sem um meio de troca as economias modernas não poderiam operar.
Os economistas normalmente definem dinheiro, ou moeda não como a única forma de riqueza. Temos outras formas de riqueza, tais como carros, casas etc. Afinal, o que, então, distingue o dinheiro ou moeda de outras formas de riqueza? O que distingue a moeda das outras formas de riqueza é sua característica de ser o mais líquido dos ativos. A moeda como meio de troca, torna desnecessária a dupla coincidência de desejos nas trocas. Por dupla coincidência, temos em mente os exemplos acima os desejos de dois indivíduos teriam de ser idênticos para que a troca pudesse se dar).
Liquidez, aqui, quer dizer sua capacidade de se transformar em dinheiro vivo, ou facilidade com que o bem pode ser convertido em meio de troca da

Relacionados