034595272291

315 palavras 2 páginas
Introdução : Neste trabalho iremos abordar um assunto muito comum hoje em dia , que infelizmente afeta uma boa parte da população a : hipertensão arterial. Veremos aqui adefinição de hipertensão arterial , causas , fatores de risco , prevenção , sintomas , diagnóstico e formas de tratamento.A hipertensão arterial é um reconhecido fator de risco das doenças cardiovasculares.
Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Destes, apenas metade tem conhecimentode que tem pressão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e apenas 16 por cento estão controlados.
Hoje sabe-se que a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento dadoença e que a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de incidência de doença cardiovascular.
Como se define a hipertensão arterial? Designam-se de hipertensão arterial todasas situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados. Para esta caracterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros demercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg.
Com frequência, apenas um dos valores surge alterado. Quando os valores da “máxima” estão alterados, diz-se que o doentesofre de hipertensão arterial sistólica; quando apenas os valores da “mínima” se encontram elevados, o doente sofre de hipertensão arterial diastólica. A primeira é mais frequente em idades avançadas.Quais as causas da hipertensão arterial? Na maior parte dos casos (90 por cento), não há uma causa conhecida para a hipertensão arterial, embora em algumas situações seja possível encontrar uma doençaassociada que é a verdadeira causa da hipertensão arterial. Por exemplo: a apneia do sono, a doença renal crónica, o hiperaldosteronismo primário, a hipertensão renovascular, a síndroma de Cushing...

Relacionados