033043521830
812 palavras
4 páginas
Poka-Yoke, também criado por ShingoShigeo Shingo (8 de janeiro de 1909 — 14 de novembro de 1990), considerado um “gênio da engenharia”, revolucionou as práticas de produção devido às diversas contribuições nessa área.
Resumindo o Poka-Yoke é um termo japones onde Yokeru significa “Prevenir” e Poka “erros por desatenção”. Sendo um dispositivo ou sistema Poka-Yoke com a função de prevenir falhas humanas por falta de atenção que resultem defeitos no produto.
O objetivo do Poka Yoke é evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade. Estamos falando então de um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados.
O Poka Yoke pode ser de duas maneiras:
De controle - quando a linha de produção pára assim que a causa do erro é detectada, ou seja, o processo não vai continuar se o mesmo possuir um erro.
De advertência - nesse caso é emitido um alarme ou sinalização para que os operadores possam tomar as devidas providências.
Métodos para aplicação do Poka-Yoke
Método de contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base as características do produto.
Método de conjunto: Baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não.
Método de etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.
Este fator de inspeção do Poka-Yoke está relacionado diretamente na ação humana, porque durante um processo de manufatura onde temos a utilização de mão de obra humana, devemos contar com diversos fatores de riscos, entre eles menciono alguns .
Falta de atenção;
Falta de conhecimento;
Acuidade visual;
Erro proposital.
um exemplo clássico de Poka-Yoke, os já esquecidos disquetes tem suas dimensões e formato voltados para o não uso