0321 9457 6214
317 palavras
2 páginas
1- Explique quais são as principais tendências do Liberalismo contemporâneo, destacando os aspectos que inclinam ora para a liberdade, ora para a igualdade.2- Sob que aspecto oKeynesianismo contraria um dos princípios do liberalismo?
3- Explique em que sentido o neoliberalismo contemporâneo é antikeynesiano.
4- Por que ouve uma volta a Keynes após a crise financeirainternacional de 2007/2008?
5- Leia a citação e atenda as questões.
[...]
a. O que é Welfare State e qual seu principal teórico?
b. Interprete a citação do ponto de vista das mutações do capitalismo.
6-Leia a citação e explique qual a posição de Bobbio em relação ao liberalismo.
“[...] retornou a ordem do dia o tema de um novo ‘contrato social’, através do qual dever-se-ia precisamente dar vida auma nova força de Estado, diverso tanto do Estado capitalista ou do Estado de injustiça quanto do Estado socialista ou do Estado de não liberdade.” (Noberto Bobbio. Estado, governo, sociedade: para umateoria geral da politica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 126.)
7- Entre outras características, o liberalismo apresentou-se desde o inicio como uma teoria que defende os princípios dalaicidade, do não intervencionismo e da legalidade. Explique cada um deles e comente como, até os dias de hoje, nem sempre esses propósitos tem sido cumpridos.
8- Leia o texto abaixo, do escritorportuguês José Saramago, e redija um texto discutindo como o poder econômico pode impor entraves a democracia e, portanto, á liberdade.
“As grandes organizações financeiras internacionais: os FMIs, a Organização Mundial do Comercio, os Bancos Mundiais, a OCDE, tudo isso, nenhum desses organismos é democrático. Portanto, como é que podemos continuar a falar de democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo? Quem é que escolhe os representantes dos países nessas organizações? Os partidos dos povos? Não. Onde está então a