031970371708
786 palavras
4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOPEDAGOGIA
CLEANE LAURENTINO VIEIRA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
ESTUDANDO O PASSADO PARA ENTENDER O FUTURO
OLHO D’ÁGUA DAS FLORES - AL
2009
CLEANE LAURENTINO VIEIRA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
ESTUDANDO O PASSADO PARA ENTENDER O FUTURO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo Educativo no Contexto Histórico.
Orientadoras: Sandra Reis Rampazzo & Adriana Santos.
OLHO D’ÁGUA DAS FLORES - AL
2009
Qual a relação entre história cultura e educação
Dentre as muitas exigências atribuídas ao professor para que sua atuação pedagógica seja instrumento de transformação social, apresenta-se o desafio de conhecer a história da educação. Isso é perfeitamente compreensível pelo fato de que atualmente se sabe que para se entender qualquer que seja o fenômeno social faz-se necessária uma leitura dos fatos históricos que permitiram a gênese e o desenvolvimento do determinado fenômeno.
Assim, para compreendermos o contexto atual da educação no Brasil é preciso que se reporte ao desenvolvimento da educação em nosso país. Primeiramente enfatizamos a questão de que quando não se faz essa análise histórica tende-se a cair no engano da naturalização dos fenômenos e sua conseqüente leitura derivada do senso comum. É exatamente isso o que acontece com a questão da feminização da docência; onde se emprega a teoria popular de que esse é um fenômeno natural impulsionado pela natureza dos gêneros. É interessante sabermos que inicialmente eram os homens que representavam a maioria dos professores. Seria então interessante confrontar esta verdade histórica com a teoria da aptidão natural da mulher para a docência.
Se considerarmos que são as condições sócio-econômicas que determinam as demais representações da sociedade, chegaremos à conclusão de que foi exatamente isso o que