031472641880

741 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CONFRESA

Bacharelado em agronomia

Alex Wesley Zemolin, Geise Mara, Herberth Henrique Noqueria, Pedro Henrique Cangussu Macena, Mariano Noleto.

Influencia de tipo de recipiente no teste de envelhecimento acelerado em sementes de algodão
Trabalho apresentado na disciplina Estatística Experimental, no âmbito do IFMT – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa.

Prof. Osseias dos Santos

CONFRESA
2013

Influencia de tipo de recipiente no teste de envelhecimento acelerado em sementes de algodão

O experimento foi conduzido em duas fases, sendo que na primeira testaram-se nove amostras de sementes e os recipientes gerbox com tampa, gerbox aberto e saquinho de filó e, na segunda, testaram-se sete amostras de sementes e os recipientes gerbox aberto, saquinho de filó e coador plástico. O teste de envelhecimento acelerado foi conduzido durante 96 horas, a 43°C + 0,5 e 100% de umidade relativa. A análise estatística mostrou diferenças significativas de vigor entre as mesmas amostras de sementes, após serem acondicionadas em diferentes recipientes durante o envelhecimento acelerado. Os valores de vigor obtidos para as amostras de sementes em gerbox aberto e saquinho de filó foram estatisticamente semelhantes, mas inferiores aos obtidos com o recipiente gerbox com tampa, na primeira fase do experimento, e semelhantes aos obtidos com o recipiente coador plástico, na segunda fase. O objetivo principal deste experimento foi o de verificar a ocorrência de alterações nos resultados de vigor de amostras de sementes de algodão, decorrentes do acondicionamento das mesmas em recipientes de diferentes tipos, durante o teste de envelhecimento acelerado.
Material e Métodos Na primeira fase, foram testadas nove amostras de sementes e os recipientes gerbox com tampa, gerbox aberto e saquinho de filó e, na segunda fase,

Relacionados