03 Resumo dos cap tulos Pedagogia e Ambientes n o Escolares
CAP 04: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Este capítulo nos propõe um diálogo sobre diferentes demandas que representa a educação formal e não formal, nos dias de hoje reconhecemos que há diferenças em toda sociedade, pois cada um possui sua forma tentar entender o mundo. É necessário que o pedagogo tenha autonomia e competência para que desse trabalho desenvolvido de forma exemplar sabendo lidar com várias situações na sala de aula procurando soluções que será favorável a todos.
A educação desde o início obteve diferentes significados e objetivos, manter a cultura e tradições descobrindo potencialidades existentes no ser humano. A construção do sujeito através do educar faz com que ele esteja preparado em uma sociedade globalizada, essa sociedade faz com que a educação seja flexível atualizando seus conteúdos renovando a cada dia para que toda sociedade aprenda de acordo com suas exigências e o ensino de qualidade é essencial para o crescimento humano.
O papel do professor não é apenas preparar o aluno o mercado de trabalho, mas também torná-lo um humano mais solidário e socializado a educação tem um papel fundamental em fazer parte da inclusão num todo. A construção do conhecimento ocorre através de formas diferentes, podemos destacar o Empirismo, Apriorismo e Interacionismo cada um possui sua tese a respeito do conhecimento o empirismo defende que poderá acontecer conforme as convivências, experiências e informações adquiridas ao longo da vida ha também a defesa do apriorismo defende que todo ser humano possui inteligência e o interacionismo defende que se constrói através do convívio com o meio físico e social. Não podemos afirmar qual dessas concepções está correta, mas todas elas contribuem para a formação do indivíduo, o professor pode fazer parte desta construção, preparar o aluno para fazer parte de uma sociedade que vive em constantes mudanças, contradições e ideias