03 Modelagem De Requisitos
© Prof. Raul Sidnei Wazlawick
UFSC-CTC-INE
2010
Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a
Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.
Requisitos
O levantamento e a análise de requisitos compõem uma parte significativa da fase de concepção dentro do UP.
O analista pode e deve utilizar todas as informações disponíveis para identificar as fontes de requisitos (departamentos, pessoas, clientes, interfaces, sistemas etc.) e, para cada fonte, identificar as funções que o sistema deverá disponibilizar.
Levantamento
Funcionais
Não Funcionais
Documento
Análise
Levantamento de Requisitos
O levantamento de requisitos é o processo de descobrir quais são as funções que o sistema deve realizar e quais são as restrições que existem sobre essas funções.
No caso do sistema Livir, por exemplo, o levantamento de requisitos vai permitir descobrir que o sistema deve controlar a compra e venda de livros, calcular automaticamente os pagamentos, permitir o registro de danos aos livros, gerar relatórios de vendas, verificar a disponibilidade de livros em estoque etc.
Essas operações e muitas outras virão a constituir a funcionalidade do sistema, e por isso são chamadas também de requisitos funcionais.
Levantamento
Funcionais
Não Funcionais
Documento
Análise
Na fase de concepção, o levantamento de requisitos é rápido e genérico.
Ele é feito em extensão e não em profundidade. O analista deve entender a extensão do que o sistema deve fazer, mas sem detalhar como ele vai fazer.
Somente na fase de elaboração a análise dos requisitos será aprofundada.
Levantamento
Funcionais
Não Funcionais
Documento
Análise
Desafios como descobrir os requisitos; como comunicar os requisitos para as outras fases ou equipes do projeto; como lembrar dos requisitos durante o desenvolvimento e verificar se foram todos atendidos; como gerenciar a mudança dos requisitos.
Levantamento
Funcionais
Não Funcionais
Documento
Análise
Requisitos Funcionais – Elementos:
a