02877806197

1191 palavras 5 páginas
Fonte Chaveada

Uma '''fonte chaveada''' ou comutada, é uma unidade de fonte de alimentação eletrônica que incorpora um regulador chaveado, ou seja; um circuito controlador interno que chaveia (comuta) a corrente, ligando e desligando rapidamente, de forma a manter uma tensão de saída estabilizada. Reguladores chaveados são utilizados para substituição de regulador linear reguladores lineares mais simples, quando uma eficiência maior, menor tamanho e maior leveza são requeridos. Eles, entretanto, são mais complexos e mais caros, e o chaveamento da corrente pode causar problemas de ruído tanto eletromagnético quanto sonoro se não forem cuidadosamente suprimidos, e projetos simples podem ter baixo fator de potência.
As fontes chaveadas podem ser classificadas de acordo com a forma de onda da tensão de entrada e de saída conforme segue:
* Entrada CA, saída CC: retificador.
* Entrada CC, saída CC: conversor de tensão, ou conversor de corrente ou conversor CC/C.
* Entrada CA, saída CA: Conversor de frequência, ciclo conversor.
* Entrada CC, saída CA: inversor.
Sendo que CA e CC correspondem, respectivamente, às abreviações de corrente alternada e corrente contínua.

Fonte chaveada comparada com fonte linear
Duas principais fontes de alimentação são disponíveis: fonte chaveada e a fonte linear. As razões para a escolha de um tipo ou outra pode ser resumida como segue abaixo:

* Tamanho e peso. Fontes de alimentação linear utilizam um transformador operando na frequência de 50/60  Hz e [[filtro]]s de linha. Esses componentes são maiores e mais pesados que os correspondentes ao de uma fonte chaveada, que opera em altas frequências.
* [[Eficiência elétrica Eficiência]]. Fontes lineares regulam sua tensão de saída criando uma tensão mais alta que a necessária e então a reduzindo, convertendo parte dessa energia elétrica em calor. Essa perda é numa parte necessária para o funcionamento do circuito e não pode ser eliminada para melhoria do projeto. Fontes

Relacionados