025147481201
1084 palavras
5 páginas
A educaçãoO sistema educacional está no contexto do sistema global capitalista que atualmente se encontrar em crise. Para entender melhor é necessária a formação de um projeto e de uma educação para a emancipação humana.
Temos que analisar algumas questões da sociedade, o individuo e a educação que temos e que queremos. Na comunidade primitiva o modo da produção era comunal, tudo era feito em comum, não havia classe social. Os povos da Antiguidade e posteriormente, a sociedade da Idade Média possuíam características da sociedade antiga e o meio dominante da produção era a terra e a forma econômica dominante era a agricultura. A sociedade pré-moderna era capaz de reproduzir-se para períodos extremamente longos, existiam inferioridade social e dependência.
A sociedade moderna que contou com uma força demonstrativa para o seu progresso foi a invenção das armas de fogo, ou seja, está sendo destruída as formas pré-modernas, os elementos fundamentais do capitalismo passaram a existir porque contaram com a economia militas e armamentos.
Para ganhar dinheiro as pessoas passaram a vender sua força de trabalho. O homem moderno simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho, ou seja, um padrão, o homem moderno não passa de mercadoria produzindo mercadoria e vendendo sua própria mercadoria. As mulheres tornaram-se responsáveis para a sobrevivência e os homens dependentes de uma relação abstrata do sistema.
Na comunidade primitiva se educavam e educavam as novas gerações, na Antiguidade surgiu a escola, porém limitada as classes sociais ociosas, a maioria que produziam continuavam se educando no próprio processo de produção e da vida.
Na idade média a formação escolar ainda era uma forma secundária da educação, é na sociedade moderna que se forma a idéia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos e passa a ser uma forma predominante da educação.
No século XVIII constitui um marco