025057501023
2186 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERPCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA 2°PERÍODO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
RA RA RA RA RA
Introdução:
Neste artigo veremos a filosofia como ciência, a desigualdade que a escola pública sofre em relação a particular, como a indústria cultural vem afetando nossas vidas sem percebermos. E a visão de Bourdieu sobre as escolas, como a desigualdade vem crescendo no sistema educacional.
Filosofia como ciência
Sendo a f ilosofia uma disciplina que desenvolve a consciência, o pensamento e o senso criticam questionador do homem, ocorrem algumas divergências quanto às teorias dos diferentes filósofos, colocando-a como uma disciplina que apresenta poucas concordâncias de resultados comparados à física, biologia entre outras. Apesar da desconfiança do “cientismo”, quanto à natureza da filosofia que se faz pelo pensamento, o caráter aberto da filosofia em nada diminui sua importância acadêmica ou escolar.
O ensino se faz através de instrumentos filosóficos adequados e a prática, ou seja, o estudante precisa ser estimulado e ajudado a pensar por si próprio nos problemas, teorias e argumentos da filosofia, o que não o torna um filósofo, apenas um estudioso das ideias de antigos filósofos.
Educação no século XXI, as desigualdades em uma sociedade.
A educação no Brasil, ainda é muito dividida e temos muitas provas disso e podemos dividi-la em duas classes: a pobre e a rica. Mas isso não é surpresa pra ninguém, pois são bem visíveis essas diferenças existentes no nosso ensino, a classe inferior sempre sofreu descaso e na educação não seria diferente, e isso no nosso país é uma vergonha.
Os governos não dão prioridade quando o assunto é educação, infelizmente muitas escolas estão sofrendo totalmente com esse descaso e abandono, com construções inacabadas, escolas caindo aos pedaços, com a falta de carteira, com a falta de materiais