0246
A desigualdade social existe nos diferentes continentes, países, estados e cidades. Isso acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica na mão de poucos. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida.
A questão da desigualdade social é abordada pelo Ricardo Mendonça na VEJA on-line (2001) que afirma :
A Igreja trata do problema como se a desigualdade fizesse parte de um plano diabólico das elites para prejudicar os desfavorecidos. O discurso dos partidos de oposição insinua que a injustiça seria fruto de uma opção do Palácio do Planalto, como se o presidente preferisse dar dinheiro a banqueiros em vez de investir na melhoria da qualidade de vida dos mais pobres. E, quando fala no assunto, o governo também não ajuda muito. Os discursos oficiais algumas vezes mascaram a discussão central exibindo os números dos avanços sociais, como se eles, por si sós, pudessem neutralizar o abismo entre ricos e pobres. Há ainda um fator importante que surge com o próprio desenvolvimento da sociedade: a tecnologia, não que a internet aumente a distância entre ricos e pobres, outra bobagem. Mas é que, antes, os grandes investimentos eram capazes de gerar uma quantidade enorme de empregos. A construção de uma usina hidrelétrica, por exemplo, tinha impacto imediato nos índices de desemprego do país, hoje a história é diferente, não existem mais obras capazes de absorver um contingente formidável de operários. As oportunidades disponíveis no mercado de trabalho exigem mão-de-obra muito mais qualificada. E é aqui que está o ponto central: mais urgente que compreender como se chegou a esse cenário pavoroso é buscar uma saída. E ela está justamente nos investimentos de caráter social, principalmente a educação.
A discussão sobre o assunto nos leva a ver a nossa realidade, não só em nosso país mas também no mundo inteiro. Nos leva a entender os fatores que levam a