02205966707

721 palavras 3 páginas
Grande passeata termina em confrontos na capital espanhola
A marcha multitudinária contra a austeridade realizada este sábado em Madri terminou com confrontos entre a polícia e dezenas de jovens, que atiraram projéteis contra as forças de segurança.
A polícia reagiu contra os jovens, que montaram barricadas com algumas cercas, queimaram contêineres e quebraram as vidraças de uma agência bancária, atingindo-as com cadeiras de ferro, enquanto ainda restavam centenas de manifestantes nas ruas.
Um grupo da tropa de choque foi cercado e separado do resto pelos manifestantes, que atiraram nele vários projéteis até que os policiais conseguiram se livrar do cerco e abrir caminho até seus colegas. Pelo menos um policial ficou ferido.
A resposta dos agentes foi com tiros de balas de borracha contra os manifestantes, ainda segundo a AFP.
Ao mesmo tempo, alguns deles instalaram barracas de campanha em uma das principais avenidas do centro da capital espanhola, com a intenção de permanecer ali depois de dispersa a manifestação.
Anteriormente, dezenas de milhares de pessoas provenientes de todo o país marcharam pelo centro de Madri, denunciando a "urgência social" que se vive na Espanha, com taxa de desemprego de 26%, e a política de austeridade exercida pelo governo espanhol.
Os manifestantes tinham se organizado nas chamadas "marchas da dignidade", colunas vindas de várias regiões da Espanha, como Andaluzia, Catalunha, Astúrias e Extremadura, que se reuniram neste sábado no centro da capital, algumas delas depois de passar mais de um mês atravessando o país a pé.
"Vamos lutar!", gritavam manifestantes concentrados na estação de Atocha, ponto de encontro de diferentes passeatas originadas em todo o país, antes do início da manifestação, que percorreu uma das principais artérias do centro da capital.
"Nem greve, nem exílio, nem precariedade: marchas, marchas, marchas para a dignidade!", gritavam em um alto-falante vários jovens em uma caminhonete.
"Queremos trabalho.

Relacionados