020735221970
781 palavras
4 páginas
Universidade Anhanguera – UniderpAtividade sobre o filme: Escritores da Liberdade
Profª Jória Pessoa. – Pedagogia
Campo Grande, abril, 2013.
Respostas das Atividades 1-
Racismo
O filme deixa bem claro a situação do racismo, onde os alunos são discriminados dentro do próprio meio em que vivem, e passam ter problemas sociais, que os desfavorecem psicologicamente e o desenvolvimento e rendimento dentro de sala de aula, pois o racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjetiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
Desestrutura Familiar
Durante o filme “Escritores da Liberdade” vemos que os personagens vivem dilemas fora do ambiente escolar, à situação familiar desagrega sobre eles vários problemas, que os fazem ter mais dificuldades, muitas vezes o deixam fechados para ter relacionamentos em outros meios sociais. Durante o filme, alguns alunos relatam casos de “pais violentos”, de distancia entre eles (pais e filho), e que esses problemas se não resolvidos os acompanharão por onde passarem os impedindo de progredir.
Desigualdade nas classes sociais
Vemos no decorrer do filme, e o que a sociedade mostra no dia a dia que Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às