020280401880
727 palavras
3 páginas
Conversa iniciada - SextaMayra Gabriella Amorim Santos
4/10/2013 18:19
Mayra Gabriella Amorim Santos
Orações Assindética
As orações assindéticas são orações coordenadas, ou seja, não possuem relação sintática com as demais orações. Estas, ao contrário das sindéticas, não são ligadas por conjunções . Estas são ligadas por elementos articuladores, o ponto, a vírgula e o ponto e vírgula. São formadas por um fenômeno chamado de assíndeto. Sua principal função é enumerar, sejam fatos, pessoas, ou qualquer outra coisa, e desta forma, não ocorre repetição dos termos. É comum encontrá-las dentro de outras orações. Exemplos de períodos:
Todos estavam com fome. Não comiam há horas ( Todos estavam com fome porque não comiam há horas)
Oração 1 - Todos estavam com fome. (coordenada assindética);
Oração 2 - Não comiam há horas. (coordenada assindética)
Orações Sindéticas
As orações coordenadas sindéticas são aquelas introduzidas pelas conjunções coordenativas. As orações coordenadas sindéticas recebem o nome das conjunções coordenadas que as introduzem, portanto, as orações coordenadas sindéticas podem ser:
Oração coordenada sindética aditiva
As orações aditivas expressam idéia de acréscimo ou adição à oração anterior. Nunca são usadas as vírgulas antes destas quando o sujeito da oração anterior e o da oração coordenada é o mesmo, nos demais casos é opcional seu uso. Conjunções coordenativas aditivas: e, nem, bem como, não só... mas também, não só... como também, não só... mas ainda, não só... bem como.
Peguei a mochila e fui para a escola
Oração coordenada aditiva: e fui para a escola
Não só teve esta idéia, mas também a faz
Oração coordenada aditiva: mas também a faz
Oração coordenada sindética adversativa
As orações adversativas expressam idéia de oposição ou contraste à oração anterior. Antes da conjunção adversativa sempre haverá vírgula. Conjunções coordenativas adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, antes (no