020218352046

339 palavras 2 páginas
A diferença da teoria de Freud e Jung
Freud fixou-se numa só interpretação, que é a sexual, justamente o grande tabu da sociedade (sexo) até nos dias de hoje. Por isso houve tanta rejeição, mais ele não desistia. No primeiro encontro de Freud e Jung, Freud deixa claro que: “sua experiência lhe indicava a verdade”. Ele trabalhava com seus pacientes com o” método” associação livre”, pois ele queria que elas descobrissem, entendessem a causa e aceitassem sua condição.
No filme Freud diz a Jung: “ não pense que tenho a mente fechada, não faço nenhuma objeção a que estude a telepatia ou parapsicologia o quanto quiser, mas devo salientar que o nosso campo já é tão polemico que pode ser perigoso desviar-se para qualquer misticismo, não entende temos que permanecer dentro dos limites do rigor cientifico”. Jung trabalhava com o método associação de palavras, pois ele cria na cura, descobrir a causa e ser liberto.
E Jung diz: “mas não concordo com você, por que devemos estabelecer algum limite arbitrário e descartar áreas inteiras de investigação”?
A visão de Jung é ampla há uma sensibilidade e coragem nele de enxergar varias portas, possibilidades e passar por elas. Ele era perceptível ao mundo espiritual e físico, ele fez essa junção.
A visão de Freud era física, bastante racional, ele tinha os pés no chão, a sua interpretação já era estarrecedora para a sociedade, então ele fechou- se numa só visão, por medo de desacreditar de seu raciocínio e por “ser perigoso ir por outros caminhos”. E de ser pior a rejeição.
Anima versus animus
Sabina beija Jung e diz:” normalmente espera-se que o homem tome a iniciativa”?
E Sabina diz: “não acha que há algo de masculino em toda mulher e algo de feminino em todo homem”?
É como um estalo, ele abre os olhos para uma nova concepção e ele diz: “ você tem razão”.
As técnicas de Jung e Freud
Transferência e contratransferência/ Associação de palavras/ Associação livre /Teoria da sexualidade/ Teoria da libido/ Resistência/

Relacionados