020
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA SOCIAL EM
VILFREDO PARETO (1848*1923†)
,QWURGXomR
Vilfredo Pareto diz no Trattato di Sociologia Generale que a ideologia serve para
GHIHVDGRVLQWHUHVVHVSDUWLFXODUHVLVWRpGHXPJUXSRFRPLQWHUHVVHVHVSHFtÀFRV&I
PARETO, 1916). O grupo que almeja perpetuar-se no poder vale-se da ideologia subjetiva e da ideologia utilitária, isto é, de um uso ideológico da teoria. Por exemplo, o partido político ou o político pode encontrar na ideologia a legitimidade subjetiva e o apoio utilitário para se perpetuar no poder.
O fascismo italiano e o nacional-socialismo alemão são dois episódios históricos
RULXQGRVGDDSOLFDomRGHLGHRORJLDVTXHMXVWLÀFDUDPDSHUPDQrQFLDQRSRGHUGHXP
grupo. O primeiro, se auto-introjetou a crença na nulidade do valor do indivíduo como indivíduo, enquanto o grupo do nazismo apelou para a raça, ariana, pura e superior que tinha direito ao poder para o bem da coletividade e o dever moral de depurar o entorno das raças degradadas que infeccionavam a sociedade alemã.
O estudo do pensamento sociológico de Vilfredo Pareto ganha relevância para o esclarecimento das interpretações essencialistas da sociologia na medida em que, sendo positivista, desempenha papel ativo no movimento de crítica do positivismo
TXHWHYHOXJDUQRLQtFLRGR6pFXOR;;QD,WiOLD&I%2%%,2SXPDYH] que haviam se tornado senso comum fazendo das minorias dirigentes e da inaptidão da massa para a política um fenômeno imutável.
'RXWRUDQGRHP6RFLHGDGHH&XOWXUDGD$PD]{QLDSHOR,QVWLWXWRGH&LrQFLDV+XPDQDVH/HWUDV,&+/
GD8QLYHUVLGDGH)HGHUDOGR$PD]RQDV8)$00HVWUHHP(GXFDomRSHOD)DFXOGDGGH(GXFDomR)$CED) da Universidad Federal del Amazonas (UFAM), Especialista en Gestão Escolar pela Faculdade
6DOHVLDQD'RP%RVFR)6'%SHVTXLVDGRUFDGDVWUDGRQD)XQGDomRGH$PSDURD3HVTXLVDGR(VWDGRGR
$PD]RQDV)$3($0HWDPEpPQR&RQVHOKR1DFLRQDOGH'HVHQYROYLPHQWR&LHQWt¿FRH7HFQROyJLFR &13T