02 Membrana Estrutura 2015 1 V2
I - Objetivos:
1. Caracterizar a estrutura da membrana plasmática.
2. Relacionar propriedades da membrana plasmática com características dos seus componentes.
II - Procedimento:
A partir da leitura e interpretação do capítulo 11 (p. 363 a 385) de Alberts e col. (2011), e da bibliografia complementar, responder as questões propostas para posterior discussão em classe:
1. Identifique funções da membrana plasmática.
1 - Na comunicação celular – proteínas receptoras presentes na MP permitem que a célula receba sinais do seu ambiente;
2 - Na importação e exportação de moléculas – proteínas de transporte presentes na MP permitem o trânsito de pequenas moléculas e íons;
3 - Na mobilidade celular – a flexibilidade da MP e a sua capacidade de expandir-se permitem à célula crescer e movimentar-se.
2. Descreva a organização básica da membrana plasmática (modelo do mosaico-fluido), considerando sua composição.
A organização mosaico fluido é constituída da união de moléculas fosfolipídicas, que possuem cabeça hidrofílica (polar) e cauda hidrofóbica (apolar-hidrocarbonadas), organizadas de tal forma que as cabeças ficam em contato com o meio aquoso formando uma bicamada lipídica.
3. Relacione propriedades dos lipídeos em meio aquoso com sua participação na estrutura das membranas celulares.
Bicamadas de fosfolipídeos se fecham espontaneamente sobre elas mesmas, formando compartimentos selados. Com isso, adquirem uma configuração energeticamente favorável (circunferência – menor área superficial).
4. Identifique movimentos realizados pelos lipídeos de membrana.
Os principais movimentos são os movimentos de difusão lateral, de rotação e de flexão.
5. Analise como a composição lipídica e a presença do colesterol interferem na regulação da fluidez da membrana plasmática.
Foi demonstrado que a presença de colesterol diminui a difusão lateral de fosfatidilcolina em lipossomas. Este efeito promovido pelo colesterol é atribuído