02 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
Processos são seqüências de ações ou eventos que levam a um determinado fim, resultado ou objetivo.
Em todo processo há uma entrada de alguma coisa, uma etapa de transformação e uma saída:
Os processos podem ser visualmente representados por fluxogramas.
É importante conhecer o conceito de Processo de Trabalho, Processo de Negócio ou Processo Organizacional:
Definição de processo segundo a Esaf: Seqüência integrada de atividades interdependentes efetuadas para produzir bens ou serviços para o cliente.
Segundo o Guia de Simplificação do Gespública, existem dois tipos de Processos, os processos finalísticos e os processos de apoio:
Processos Finalísticos: são aqueles em função dos quais a organização existe. Os processos finalísticos são produzidos pra o cliente externo, que reconhece a organização em função deles.
Processos de Apoio, Processos de Suporte ou Processos-meio: são aqueles que criam as condições necessárias para que os processos finalísticos sejam realizados. Por exemplo, processos de limpeza do prédio, processos de aquisição de computadores, processos de gestão de pessoas/recursos humanos etc. Inclusive, em algumas empresas, alguns dos processos de apoio podem ser terceirizados. Os processos de apoio incluem os processos decisórios, os processos de medição de desempenho etc.
Estes mesmos processos podem receber outras denominações ou fazer parte de outras classificações. Tadeu Cruz, por exemplo, chama os processos finalísticos de Processos Primários e os processos de apoio de Processos Secundários.
Os processos finalísticos freqüentemente são chamados Processos Operacionais ou Processos de Produção.
Questão 1 (Esaf / Aneel 2006) Processos operacionais ou de produção se destinam a atender às demandas dos clientes por bens e serviços.
Em uma organização governamental de grande porte, é necessário que haja uma preocupação em como os processos são executados, como podem ser acompanhados, como podem ser melhorados,