01regiao01 Norte 1
16784 palavras
68 páginas
Faculdade de Tecnologia Estácio – UNIDADE Belo HorizonteCurso Superior de Tecnologia em Gastronomia
COZINHA BRASILEIRA (NORTE, NORDESTE) 5º Período
Prof. Fernando Sabino
NORTE
Todas as culinárias regionais são, em grande parte, feitas dos ingredientes locais e das circunstâncias que envolveram sua formação. Na região Norte do Brasil não é diferente, graças às extraordinárias, e muitas vezes únicas, ofertas que a natureza local oferece. Um manancial de ingredientes e de cultura popular que baseia na imensa riqueza nos recursos da maior floresta do mundo a sua cozinha e o seu folclore.
O Brasil abriga, em suas terras, um tesouro mundial, essencial para a preservação da vida na Terra: a Floresta Amazônica. Essa imensa área verde, difícil de ser dimensionada até mesmo pelo brasileiro, compreende grande parte do território nacional. Em sua área caberiam sete vezes a França ou 32 países da Europa. A riqueza natural da Amazônia, na porção brasileira, abrange aproximadamente 5 milhões de km², sendo 23 mil km compostos por rios navegáveis que formam verdadeiras “estradas fluviais”, principal meio de transporte da região. O rio Amazonas, maior do planeta em vazão de água, está entre eles.
O ato de comer nessa região é uma experiência ímpar. De forma diferente do que aconteceu em outras regiões, nas quais diversas influências culinárias se mesclaram, no Norte prevaleceu o modo de cozinhar dos índios. A cultura indígena impera no Norte e está presente no folclore e nos ingredientes utilizados nos pratos.
Nesse aspecto, aliás, há quem considere a culinária do Norte como a genuinamente brasileira, pois é a que se formou com os recursos naturais, influenciada por um povo que por aqui vivia antes da colonização. Apesar de vigorosa, autônoma e original, mãe do caruru (caá-reru, comida de folhas) e da moqueca (po-kêca, embrulhado), pratos que hoje fazem parte do jeito de cozinhar dos baianos e dos capixabas, a culinária do Norte pouco influenciou as cozinhas regionais do