018890472240

1583 palavras 7 páginas
HISTÓRIA DO BRASIL

Acerca da chegada dos Portugueses ao Brasil (1500) Tomemos a frase de Sanches de La Cuesta “deu-se um encontro, contato imediato, entre povos, civilizações”. Analise a frase a luz do contexto das grandes navegações dos séculos XV-XVI.
Com a chegada dos Portugueses há mais de 500 anos ao Brasil a vida dos indígenas sofreu uma mudança sociocultural. Evidenciados com a impactante chegada das naus que aportavam no litoral. Chegaram há um novo caminho desconhecido em direção a uma nova terra. Com isso ampliaram os conhecimentos de sua época aperfeiçoando novas técnicas náuticas. Onde foram recebidos como amigos, com festa e muito respeito de uma cultura, uma civilização que tinham gestos antigos que criaram seus modos de viver próprios, mas não imaginavam que seria destruído.
No começo tudo era novidade, pois os nativos nunca tinha esse contato e jamais sabiam das intenções severa do homem branco. Este encontro de civilizações de culturas e hábitos distintos emergiria muito trabalho como as missões exploratórias que originariam conflitos, onde serviria de incentivo para as famosas guerras entre as etnias para poder atrair o maior número de indígenas para suas explorações onde surgiria uma nova raça e começava a construção de um país novo.
Comente sobre as condições apresentadas por Portugal na economia, o papel e os interesses da burguesia, a nobreza e suas dificuldades, que a grosso modo impulsionou a vinda dos portugueses ao Brasil em 1500.
Com a economia de Portugal precária, que foi devastado pela guerra, surge um projeto de guerra de rapina conta granada, continuaram a exercer crescentes pressões visando a solucionar a questão senhorial. No fim do século XIII Portugal vinha acentuando pagamento das rendas senhoriais em dinheiro, que com as flutuações e manipulações monetárias frequente perdiam seu valor. Os esforços reais que serviram para amortecer a desvalorização nunca chegou a compensar as perdas da

Relacionados

  • 018890472240
    1583 palavras | 7 páginas