017069551961
887 palavras
4 páginas
UFGD – Universidade Federal da Grande DouradosPNAP – Especialização Gestão Pública 2013
Polo de Bela Vista
Nome: Alessandra Alem Quinhones
Disciplina: Cultura e Mudança Organizacional
Cultura e Mudança Organizacional
A mudança Organizacional tem vários significados, onde questões como um gestor ou funcionário público deve se proceder diante de mudanças que acontece no seu dia a dia no local de trabalho.
Primeiramente deve ser discutido sobre a organização que tem vários conceitos e um deles e um deles e a combinação entre individuo e estrutura, onde um limita o outro. Entretanto segundo o autor Sandro Trescastro Bergue (2010) comenta que a organização possui pontos de vistas diferentes co “abordagens de foco mais restrito e mecanicista” (BERGUE, 2010, pg16), como um acordo proposital entre individuo e tecnologia para alcançar um resultado esperado. Ou seja, caso pode-se afirmar que a organização trabalha na forma mais subjetiva do individuo, ate no que diz respeito na forma de hierarquia e centralização decisórias.
Ainda de acordo com o autor BERGUE (2010), quando se tratam de distinção a perspectiva racional (mecanicista) e interpretacionista quando ele cita que:
Na perspectiva racional o vetor de influência é orientado do ambiente para a organização. A organização é vista como função das tensões ambientais (modelagem); ao passo que na abordagem interpretativista esse movimento se processa em sentido oposto – da organização para o ambiente. (BERGUE, 2010, pg. 17)
Sob a perspectiva, pode-se considerar que ambiente e organização são situações que andam lado a lado, pois um resulta do outro.
A organização também esta associada à cultura, em que cada um tem em sua organização, pois, cultura e organização também estão relacionadas na forma de distribuição e execução de tarefas, é que isso se dá por intermédio das pessoas, que por sua vez não se dissociam de suas escalas sociais de valores éticos. Portanto a cultura esta ligada a valores