017004472305
769 palavras
4 páginas
DESNUTRIÇÃO DESENCADEADA POR DEFICIENCIA PROTEICO-ENERGETICAKelly Rodrigues de Lima i
Isabelly Garcia ii
Prof. Orientador:Priscila Cofani Costa Pominiiii
Cacoal-RO
27 de Setembro de 2013
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo, mostrar a importância de uma alimentação proteico-energetica, ou seja, rica em proteínas e calorias em diferentes proporções para testar a eficácia de suplementos de dietas diferentes, no qual a finalidade é corrigir e recuperar as deficiências especifica de estudos sobre a desnutrição característica dos seguimentos populacionais de baixa renda. Pois através do modelo experimental investigado em animais em laboratório foi possível reproduzir no rato um quadro clinico muito semelhante ao da desnutrição infantil proteico-energetico.
1 DESENVOLVIMENTO
A pratica de estudo sobre a deficiência proteico-energetica tem uma ocupação literária em destaque nas literaturas cientificas especializadas. “A denominação Proteico-energetico é dada a qualquer coloria e proteína em diferentes proporções que tem por fim a suplementação necessária”.
Para isso foi utilizado 65 ratas Sprague-Dawley,da colônia do departamento de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco,assim mantidas a 21°-23°C com ciclo luz/escuro de 10/14h e umidade relativa a 65%.A dieta Básica Regional (DBR) foi preparada com quadro alimentos frequentemente consumidos pela população de baixa renda da Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco sendo Feijão Mulatinho , batata doce , farinha de mandioca e charque. Dividindo então em dieta: Controle que foi formulada para conter 7,80% de caseína e dieta Padrão contendo 22% de caseína.
Inicialmente, 65 ratas foram acasaladas. Após a fertilização as ratas eram transferidas para gaiolas plásticas individuais passando a 25 delas a receber a Dieta Básica Regional (DBR) , 13 a dieta Controle e 20 a dieta Padrão. Sequencialmente eram controlados semanalmente o peso corporal, comprimento