016989230566

463 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL
PERÍODO: 2º
PÓLO PRESENCIAL: SIMÃO DIAS
PROFESSOR: HIDERALDO LUIZ M. DE JESUS.
ALUNOS: Maria Ruidelma Bomfim Gisleide da Silva Santana Júlia Maria de Andrade Silva

RESENHA CRÍTICA

Direitos Conquistados

LONARDONI, E. et al. O processo de afirmação da assistência social como política social. Aracaju: UNIT, 2010.
JESUS, Hideraldo Luiz Moura de. Legislação Social. Aracaju: UNIT, 2010.

As principais ideias dos textos em análise são os direitos adquiridos por intermédio de constantes lutas por parte dos cidadãos, sejam elas, a busca por uma Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado, e os direitos sociais dos trabalhadores, com enfoque nos direitos trabalhistas, resultante também dos diversos embates travados entre classes distintas: Trabalhador x Empregador, sendo fundamental destacar que ambas as obras se baseiam no texto da Constituição Federal de 1988.
As autoras do texto da Assistência Social fazem uma contextualização da assistência no Brasil, ressaltando os fatos e acontecimentos essenciais à constituição do que se chamaria mais tarde de Assistência Social, para então justificá-la e apresentá-la nos dias de hoje.
Faz-se um apanhado geral sobre a atuação e contribuição dos Movimentos Sociais no período de 1930 a 1988 para as diversas conquistas, principalmente no que se refere às políticas sociais, em destaque, a Política de Assistência Social. Já no texto que trata dos direitos sociais dos trabalhadores, são apresentados os direitos conquistados até os dias de hoje, como, por exemplo, o direito a greve, à Seguridade Sindical, entre outros, e apresentados alguns aspectos legais das relações de trabalho.
Ressalta-se no texto a importância de se perceber que a Assistência Social não nasce a partir da Constituição de 88 e do surgimento da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), mas sim das diversas lutas

Relacionados