0159064523100

973 palavras 4 páginas
CONGELAMENTO DE CARNES

O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a -30ºC).
O congelamento da carne é um processo muito simples e prático, além de ser um dos melhores métodos de conservar o produto, reduzindo as alterações de cor, de sabor e de valor nutricional. A carne bovina é um alimento extremamente rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e elevado teor de umidade. Estas características da carne a tornam um produto propício ao desenvolvimento de microrganismos, caso ela não seja conservada adequadamente e manipulada em condições rígidas de limpeza do local e do próprio manipulador. Uma vez congelado, o alimento se torna rígido. Nesse estágio, o desenvolvimento de micro-organismos e o conseqüente processo de deterioração são drasticamente retardados.
As vantagens do congelamento são inúmeras e evidenciam-se na medida que o usuário se familiariza com o freezer: O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos, retirando-lhes o calor até que a temperatura apropriada atinja seu interior.
Para proporcionar tais condições de temperatura e merecer a designação de FREEZER, o congelador deve operar a -18 graus centígrados no mínimo
Para uma boa conservação da carne em casa são necessários cuidados rigorosos para evitar alterações e contaminações. Quando falamos de carnes frescas, os meios de conservação são os que usam o frio, como a refrigeração e o congelamento. A refrigeração deve ser o método adotado para carne que será preparada e consumida em até 72h após a compra, no caso de período maior deve-se optar pelo congelamento. Se congelada, a carne obviamente deverá passar por um processo de descongelamento para seu preparo. Este processo também requer técnicas e cuidados essenciais para se manter a qualidade e a integridade do alimento.
.

CONDIÇÕES DO PRODUTO

CONDIÇÕES DESEJÁVEIS DA CARNE BOVINA
Cor Vermelho vivo
Aspécto Brilhante

Relacionados