013597060507

7740 palavras 31 páginas
FILARMÔNICA BOM JARDIM E A SOCIEDADE TEODORENSE: Relevância na formação da juventude. 1

Raimunda da Conceição2

Resumo: O artigo registra a relevância histórica da Filarmônica Bom Jardim, acerca da educação musical oportunizada à juventude do município de Teodoro Sampaio-Bahia, através da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental a partir de registros em arquivos

Palavras-chave: Filarmônica Bom Jardim. Educação Musical. Música e Juventude.

Introdução:
O trabalho foi construído visando trazer em pauta a realidade de uma cidade pequena do interior, Teodoro Sampaio-Ba, refletindo acerca da Filarmônica Bom Jardim e da sociedade teodorense, observando a relevância da entidade musical na formação da juventude desta cidade.
Tal reflexão elaborada através de um panorama histórico da Sociedade Filarmônica Bom Jardim, tendo como base a pesquisa bibliográfica e documental a partir de registros em arquivos, tais como: livros de atas, folhas de freqüência, entre outros.
Exemplo de luta pela sobrevivência, a banda filarmônica em Teodoro, apesar dos desafios enfrentados devido à escassez de recursos financeiros para manter a estrutura organizacional não tem permitido que os entraves a impeça de se constituir num canal de educação e socialização dos jovens teodorenses, promovendo a educação musical de crianças, adolescentes e jovens, atuando inclusive dentro das escolas. E vale ressaltar aberta sempre para a educação musical de adultos.
Fato significativo para a formação das filarmônicas no Brasil foi marcado pela Banda da Armada Real, de Portugal, que encantou a sociedade brasileira com seus dobrados acompanhando D. João VI e sua corte. A banda de música sempre esteve associada à banda militar, marcha para solenidades, música para marchar.

A Bahia que é berço da primeira filarmônica brasileira, a “Erato de Nazarena” fundada na cidade de Nazaré-Ba em 1863, é também palco de bandas que fazem muito sucesso nos festivais, contudo onde existe bandas em

Relacionados