012980142356
626 palavras
3 páginas
Relação existente entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado.Centro universitário claretiano
Licenciatura em historia Fundamentos da educação Professor: DANIEL LIPPARELLI FERNANDEZ
Introdução
Neste trabalho mostrarei sobre as relações existentes entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado.
Desde os tempos metodológicos os gregos importava se com os valores éticos e morais, o que nos possibilita afirmar que a historia da educação começa na Grécia.
A educação homérica é inspirada em sua religião. A epopeia homérica, que origina a religião dos antigos gregos são atribuídos aos deuses traços humanos, ou seja, antropomórfico.Eles são bons ou maus, justos ou injustos, nobres ou covardes; São como os humanos é o fato de os deuses serem imortais.
A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência. Esse modelo proporcionava a formação do lado sujeito, essa formação de excelência traria para o estado enorme beneficio, pois é o herói quem, nos combates glorificava e dava relevância ao seu estado.
Nesse período o povo grego ainda não dominava a arte de ler e escrever e por isso, a educação era transmitida oralmente. A ilíada e odisseia era a base de sua transmissão oral.Os heróis das epopeia serviram como modelo de imitação para os jovens.
A formação dos jovens gregos eram feitos por disputa e concorrência e com isso acreditava que era o caminho para o gênio se destacar e ser reconhecido. Foi o ostracismo que revelou esse modelo agônico de educação. Segundo esse modelo, se numa disputa, aparecesse alguém que superasse, em muito, os outros competidores, este teria de ser isolado e transferido para outro grau de disputa, para que esta não cessasse. Pode-se reconhecer essa mentalidade em todas as manifestações gregas.
Ao longo do tempo rompeu na cultura grega uma força racional que denominou