010203
Sistema nervoso localizado fora do cérebro e medula espinhal. O sistema nervoso periférico compreende as divisões somática e autônoma. O sistema nervoso autônomo inclui as subdivisões entérica, parassimpática e simpática. O sistema nervoso somático inclui os nervos cranianos e espinhais e seus gânglios e receptores sensitivos periféricos.
O sistema nervoso somático
É composto por neurônios que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético. Sua principal função é inervar a musculatura esquelética, responsável pelas ações voluntárias, como a movimentação de um braço ou perna.
Sistema Nervoso Autônomo
Compreende os sistemas nervosos entérico, parassimpático e simpático. De uma forma geral, o sistema nervoso autônomo regula o meio interno tanto na atividade basal como no estresse físico ou emocional. A atividade autônoma é controlada e integrada pelo sistema nervoso central, especialmente pelo hipotálamo e o núcleo do tracto solitário, que recebem informação das fibras aferentes viscerais. Estas estruturas juntamente com estruturas sensitivas e centrais relacionadas são algumas vezes (mas não neste caso) consideradas parte do sistema nervoso autônomo.
O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do- Apresentam cadeia de gânglios simpáticos paravertebrais.
- Situam-se nas porções torácicas e lombares da medula espinhal.
- Possuem fibras nervosas pré-ganglionares – CURTAS
- Possuem fibras