01
A educação infantil e um dos alicerces mais importantes na formação da criança, o conhecimento a respeito de sexualidade e importante para auxiliar no desenvolvimento psíquico, afetivo e social. A sexualidade e tratada como um tema transversal onde não existe uma matéria explicita, mais pode ser abordado a qualquer momento na sala de aula, na nossa sociedade ainda hoje sexualidade e tratado como um assunto proibido e constrangedor. Mesmo estando presente em todos os lugares por onde passamos até em nossas casas como novelas, filmes, músicas, internet... A sexualidade esta presente em toda parte transformando se em um bem de consumo.
Começa a se estabelecer um padrão de sexualidade dês de o momento em que os pais ficam sabendo se o bebê vai ser menino ou menina onde o quarto do bebê é enfeitado, as roupas escolhidas conforme o sexo do bebê. Da mesma forma que a criança aprende a comer, andar ou falar, ela vai aprendendo sobre seu corpo e o corpo de outras pessoas, desenvolvendo as sensações de carinho, prazer ou desprazer que marcam profundamente a criança, portanto e através dessas experiências que se constrói sua própria imagem, seu físico, sua auto estima.
O processo de formação de gênero também é influenciado pela escola, onde a criança vivencia um novo ambiente onde não estava acostumada com novas pessoas e novos comportamentos. Por que de tantos porquês?
Assim como a criança quer saber: porque o céu e azul, onde o sol se esconde a noite, ela também pergunta:
Como nascem os bebês
Por que eu tenho xoxota e ele pipi?
Como fui parar na barriga da mamãe?
Assim como eles tem seus porquês nós também temos, pois mesmo nos dias de hoje sexualidade ainda assusta.
Como então tratar desse assunto na escola ou na creche?
Como será que a sexualidade se manifesta entre as crianças?
Como costumamos agir nesse momento?
Como devemos agir?
Alguns educadores costumam deixar as perguntas de lado ou usam a velha história da cegonha ou