01 Teoria Da Interdepend Ncia
O realismo era a teoria que dominava o mundo, onde os teóricos políticos afirmavam que há uma hierarquia de temas na política mundial, liderara pela segurança militar, onde a economia era uma questão secundária.
O realismo só começou perder força nos anos 70, quando uma série de acontecimentos históricos, como a ruptura do modelo de Bretton Woods e a crise do petróleo ocorreram, o que gerou muita instabilidade nas economias capitalistas, pois percebeu-se que se em um país ocorresse algum problema interno, isso poderia prejudicar outros países, o que abriu espaço para outras teorias, como a Teoria da Interpendência.
A Teoria da Interdependência afirma que o que fazemos neste lado do planeta tem repercussões no outro lado, e essas repercussões tornam-se mais perceptíveis à medida que a comunicação se globaliza, pois o mundo cada vez fica menor, e por causa disso os estados tendem a estar mais dispostos a cooperar com uns com os outros, pois o problema que um estado possa estar passando, pode influenciar diretamente a economia de outro estado, pois afetaria as importações e exportações entre eles.
Hoje, se queremos estabilidade econômica e política, é preciso entender que não podemos fazer isso sozinhos. É necessário desenvolver instituições e regimes que possam estruturar o avanço de metas coletivas. A Organização Mundial do Comércio é exemplo disso, onde os países-membros buscam, através de discussões e debates, atingir um objetivo maior que eles, o comércio livre.
“A competição tem se mostrado útil até um certo ponto, mas a cooperação, que é o nosso objetivo hoje, começa onde a competição termina.” – Franklin D. Roosevelt
Aluno: Victor Penha de A. dos Santos
Matrícula: 2012.0141121-1