01 rev industrial
Origem
Quando se fala em revolução fala-se em algo que se virou "de pernas para o ar". De facto, o penodo da Revolução Industrial foi a alavanca para o progresso.
Contudo, como em qualquer evolução, existem factores menos positivos: foi um período de muitas lutas sociais em defesa dos direitos humanos face à crescente valorização da máquina.
De uma forma generalizada, é importante recordar alguns parâmetros históricos e dar um enquadramento social à Revolução Industrial.
Para alguns historiadores, a Revolução Industrial teve origem no decon'er do século XVIll, aquando do aparecimento de uma série de processos mecâ nicos. Estes novos processos, auxiliados por energias naturais, assentavam no funcionamenlO de mecanismos simples, como a roda hidráulica e os moinhos de vento, os arados ...
De uma produção doméstica e artesanal, comum neste período, essen cialmente para satisfazer as necessidades dos próprios produtores, com a abolição das barreiras feudais e com o desenvolvimento do comércio, estes pequenos grupos de pessoas passaram também a produzir com o objectivo de entrar no ciclo de mercado, de forma a tirar rendimento do seu trabalho.
Tornaram-se pequenos empresários .
Produção (omIllor on:esonol
......,.. , _ .. ~"-é~""'~-.;
~ /~.::."\;:- ".J,.-~ ..... --.=:...
.
---..
.......
'd'rr~'
-_o
'" >. :;~""':'~;w='1 '
...~ .
.. '~-_.- ' .
'
--
\-:'
i:';:""I'Iii<iriA=I~
I~ •
i
'.' li'!! .'
',....
J ."
"",
-~.~~~I
,;',
j
~'I
~
._._--'
.
,
~.
Nos finais do século XVIII importantes descobertas revelam um desenvolvimento tecnológico sem precedentes: a máquina a vapor, a máquina de fiação e de tecelagem. A sua aplicação à indústria dá início à Revolução Industrial na Europa. A partir daqui, muitas oficinas transformaram-se em grandes fábricas.
Máquina o yopor de James Watt.
A (orço do vopor é conSiderado uma dos
molares descoben:as do Homem.
Berço da industrialização
Complexo ,ndustrial de recolha e (undlção de cobre